Como aplicar a estratégia de oceano azul no SEO do site?

Passos Oceano Azul SEO

Veja abaixo como usar essa estratégia no seu site e reduzir o peso da concorrência na sua rota.

A estratégia de oceano azul aplicada no SEO oferece um grande diferencial competitivo para o conteúdo. Além disso, também possibilita que a companhia se posicione em um nicho inexplorado e se torne referência no setor. Por isso, é importante identificar segmentos onde a demanda por determinado conteúdo, produto ou serviço seja alta, mas a oferta limitada. Assim, a empresa estará mais próxima de negócios disruptivos e, portanto, lucrativos.

Na literatura do oceano azul são previstos 6 caminhos e 4 fases são eles identificando o valor inovador na estratégia.

6 caminhos

  1. Analisar empresas que atuam no mesmo nicho e que podem ajudar na construção de um valor fora do padrão;
  2. Analisar empresas que oferecem produtos alternativos que atendem o seu público atual;
  3. Analisar a cadeia de compradores e entender suas peculiaridades – e até mesmo se há intermediários.
  4. Analisar os serviços complementares e entender os valores que o seu público acredita – o que pode guiar uma mudança na concepção do produto;
  5. Analisar o contexto temporal e antecipar necessidades dos clientes baseado nos seus hábitos hoje;
  6. Analisar os estímulos funcionais e emocionais que a sua solução oferece e reinventá-lo de acordo com as sensações que seu público quer sentir.

4 fases

  1. Conscientização visual - Compara o negócio ou a estratégia aos demais concorrentes diretos e os pontos de melhoria para diferenciar-se. O objetivo é ver quais pontos podem ser otimizados.
  2. Exploração visual - Examina os 6 caminhos e depois analisa os pontos fortes, olhando internamente e verificando o que deve ser retirado, mudado ou criado para o desenvolvimento de um valor inovador. O objetivo é criar o elemento que será explorado como diferencial, ou seja descobrir o que pode ser inovado para atender novas necessidades.
  3. Apresentação da estratégia visual - Faz um registro de valor com base na opinião de todos os clientes, clientes dos concorrentes e pessoas que não são clientes. O objetivo é avaliar suas considerações e aprimorar a ideia
  4. Comunicação visual - Condensa as informações e melhorias desenvolvidas no processo e foca naquelas que tem maior probabilidade de trazer lucros com o menor risco possível.

Adaptando para o SEO

Avaliar os setores alternativos

Consiste em avaliar se o conteúdo proposto pelo site pode entrar em conflito com os produtos ou serviços oferecidos por outros setores. Por exemplo: o cinema pode ser uma alternativa ao teatro que, por sua vez, pode ser uma alternativa para um jantar em um restaurante. Apesar de atuar em segmentos diferentes, todas as opções são alternativas de entretenimento.

Analisar a cadeia de visitantes e compradores

Consiste em entender quem é o público-alvo do serviço ou produto, relacionado ao conteúdo. Algumas empresas oferecem um produto que é adquirido por um público, mas usufruído por outro. É o caso de produtos destinados para o público infantil, por exemplo: os pais realizam a compra, mas quem fará uso do produto serão os filhos.

Estudar as ofertas de produtos ou serviços complementares

Muitos negócios podem surgir por meio da demanda por produtos ou serviços complementares. Por exemplo: a internet nasceu como um veículo de comunicação e, com o passar dos anos, deu origem a lojas virtuais, contratação de serviços online, entre outras atividades. A estratégia é avaliar se existe uma oportunidade em determinada área ou segmento.

Identificar os apelos funcionais e emocionais dos usuários

Consiste em identificar quais argumentos podem convencer o usuário a consumir o conteúdo, qual o diferencial oferecido pelo site. Para isso deve fugir do lugar-comum e comunicar outras vantagens para seus potenciais visitantes para, assim, despertar seu interesse ou emoções.

Examinar sites semelhantes

Consiste em fazer uma comparação do site com os seus concorrentes e avaliar o que pode ser adaptado.
Cada site bem sucedido no Google possuí uma estratégia de SEO, que destaca pelo desempenho. Esses sites costumam adotar estratégias semelhantes que resultam em uma alta performance quando comparados a outros no mesmo setor. Avaliar as qualidades competitivas das páginas do setor de atuação é uma forma do site alcançar esse diferencial. Para isso, deve-se entender a estratégia bem-sucedidos e importar alguns conceitos para dentro da realidade organizacional.

Analisar o tempo

Tecnologia, inovação e mudanças no panorama do mercado podem afetar as plataformas com o decorrer do tempo. Por isso, é importante que o site se mantenha atento às tendências para identificar oportunidades e antecipar possíveis adaptações à rede.

Exploração visual

Consiste em elaborar uma matriz de avaliação de valor baseada no que será estudado. Esse documento terá que contemplar o feedback de usuários, visitantes ou clientes em potencial. A organização poderá traçar um plano de ação de acordo com o que observou nesses estudos.

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Última atualização: 2023-02-15

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